PT EN

24/09/2015 até 31/10/2015
TINTA NEGRA - SAMUEL CASAL E RAMON RODRIGUES


Luz e sombra, claro e escuro, vida e morte, os personagens brincam com a morte. São ilusionistas macabros, bailarinas mascaradas, animais satânicos, criaturas bruxólicas. Mas também ingênuas bonecas, sagradas madonas e saudosos retratos de família.

Contrastes atonais, diriam seus autores Ramon Rodrigues e Samuel Catarina, dois jovens artistas que vivem em Santa Catarina e que no ofício são atemporais xilógrafos. Gravam, talham, cinzelam, lavram, lixam, burilam. Tatuam a madeira e o metal. Talvez às vezes até a pele, o osso, as vísceras, a alma.

O abismo temático e a extrema escola de cor do preto & branco são discurso essencial para a Tinta Negra, a exposição. Sua estranha geografia urbana de secretas lendas, antigos almanaques e modernas músicas eletrônicas parece unir seus percursos.

O projeto curatorial do Instituto Internacional Juarez Machado visa celebrar os valores que transformam a tradicional xilogravura no novíssimo design, a solidez expressionista do cinema alemão no insondável humor ilhéu catarinense. Ramon e Samuel são artistas brasileiros que imprimem suas trajetórias em perspectivas internacionais.

Edson Busch Machado



Outras exposições no Instituto:



Newsletter

Cadastre-se e receba novidades.