PT EN

21/11/2020 até 1/03/2021
PEQUENOS FORMATOS - DO MÁRMORE AO BRONZE - PITA CAMARGO


A dualidade presente na trajetória artística do escultor Pita Camargo é uma realidade constante que nos leva ao ponderável. O artista catarinense transita entre as monumentais estruturas escultóricas concebidas para espaços públicos e as experimentações da arte submersa no oceano até as dimensões que balizam os pequenos formatos, tema desta exposição.

Seu labor criativo circula pendular entre o mármore, o bronze, a cerâmica, a resina plástica e outras matérias que busca decifrar com seu inegável talento. Ainda sobre as soluções formais, o artista traz à luz o equilíbrio transacional da figuração à abstração, superando os limites de sua extensão. No percurso, debate-se às vezes e talvez inconsciente, entre o elegante minimalismo e o vulnerável decorativismo. Mas consegue impor-se, seja pela determinação estilística, seja pelo seu incansável trabalho de lapidar e desvendar a matéria prima.  

Não bastasse esse sistema binário latente no aspecto conceptivo, Pita Camargo cria seus tridimensionais discursos também a partir de duas vertentes, as quais, se supõem contraditórias. Na primeira linha interpretativa está a força da pedra bruta e do metal forjado, a natureza em sua essência, a profundidade das civilizações imemoriais. O resultado é o pensamento rigoroso e severo diante do mistério inconteste. A mão do homem, as formas orgânicas, o gesto primal, as narrativas afetivas, encontram-se nesse contexto. A proposição seguinte fundamenta-se nas correntes da intuição, da consciência universal, e até no ancestral design.

O ateliê de Pita Camargo, construído em meio a uma floresta tropical é o habitat edílico para dialogar com todo o silêncio extraído de suas esculturas totêmicas.

Pequenos Formatos – do mármore ao bronze, em exposição a convite do Instituto Internacional Juarez Machado após os aplausos recebidos na mostra realizada sob a sombra de vinhedos na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, na Serra Catarinense, é o conjunto mais recente das ações e movimentações espaciais desse artista. 

Edson Busch Machado - curador e diretor artístico do Instituto Internacional Juarez Machado




Outras exposições no Instituto:



Newsletter

Cadastre-se e receba novidades.