PT EN

23/11/2019 até 21/02/2020
CARTAZES CONTEMPORÂNEOS DA POLÔNIA


O IIJM foi buscar na história e nas atuais correntes artísticas gráficas a exposição “Cartazes Contemporâneos da Polônia” que reúne mais de 50 peças produzidas originalmente nos ateliês das Academias de Belas Artes e impressas nas oficinas de arte e tipografia nas cidades de Cracóvia e Varsóvia. 

São pinturas, fotografias, colagens e desenhos estampando registros estéticos e elementos semânticos com mensagens culturais e sociais a partir da segunda metade do século XX naquele país europeu. “A Polônia durante o regime socialista foi um dos países que mais desenvolveu a arte do cartaz, quando os artistas tinham que ‘driblar’ sua criatividade”, dizem os organizadores da mostra.

A curadoria para a exposição no Brasil está assinada por dois especialistas na área de organização de exposições internacionais, a ilustradora Heliana Grudzien, descendente de poloneses e o gestor cultural Edson Machado, Diretor Artístico do Instituto. “Escolhemos obras icônicas pelo viés estético de eventos ligados às artes: circo, teatro, cinema, shows, festivais, exposições, óperas, provindas dos métodos adquiridos nas Academias de Belas Artes por grandes e criativos artistas gráficos daquele país. Ou seja, obras de arte que divulgam outras obras de arte, algumas com forte carga política”, afirma a dupla de curadores.

Uma das mais antigas e populares manifestações urbanas de comunicação visual, o cartaz vem cada vez mais conquistando o status de arte. Obras dos pioneiros como o impressionista Toulouse Lautrec até os atuais designers gráficos por computação encontram-se em museus e galerias de grande parte do mundo. Todas as obras expostas são de coleção particular e serão incorporadas ao acervo do Instituto Internacional Juarez Machado para pesquisa historiográfica.

Os artistas expositores integram a geração revolucionária do cartaz europeu. São eles: Andzej Pagowski, Erol Jacub, Eugêniusz Get-Stankiewicz, Jerzy Kostka, Jerzy Zablocki, K. Figielski, Lech Majewski, Maciej Urbaniec, Marszalek, M. Gara, M. Golechiowski, M. Kalkus, M. Repetowski, Piotr Kunce, Stasys Eidrigevicius, Szulecki, Tadeusz Kantor, Waldemar Swierzy, Walkuski e Wiktor Sadowski. 



Outras exposições no Instituto:



Newsletter

Cadastre-se e receba novidades.